top of page

CONSULTORES AD HOC

Anna Caroline Campos Aguiar

São Carlos - SP

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade FUMEC (2008), mestrado em Farmacologia Bioquimica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e doutorado em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é pós-doc da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: busca de novos medicamentos para a malária humana, resistência do Plasmodium aos medicamentos disponíveis, expressão e purificação de proteínas do parasito como alvos para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Luara Isabela dos Santos

Belo Horizonte - MG

Pós-doutora pela UFMG (2018), pela Universidade de Oxford/Inglaterra (2015) e pelo instituto René Rachou/Fiocruz MG (2014 e 2016/17). Possui graduação em Farmácia com ênfase em Bioquímica/Análises Clinicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e título de Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Imunologia pelo departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Atualmente é Pesquisadora na UFMG e colabora com grupos de pesquisa na FIOCRUZ/MG e na Universidade de Oxford/Inglaterra (Sir. Willian Dunn School of Pathology). No contexto docente, atuou como coordenadora da disciplina de Imunologia de Mucosa e professora visitante na disciplina de Biologia Celular e Molecular ambas do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto René Rachou/Fiocruz MG e como coordenadora da disciplina de Imunologia aplicada a Medicina na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. É membro da Sociedade Internacional de Imunologia de Mucosa, do Grupo Latino-Americano de Imunologia de Mucosa (LAMIG) e da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) sendo colunista do Blog da SBI desde 2015. Tem experiência na área de saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia celular, coinfecção, imunologia de mucosas, vacinas, imunoterapia e citometria de fluxo.

Liza Figueiredo Felicori Vilela

Belo Horizonte - MG

É Professora Adjunta do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Graduada em Ciências Biológicas (2004) e doutora em Bioquímica e Imunologia (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou pós-doutorado em bioinformática, com ênfase em biologia dos sistemas e biologia sintética pelo laboratório público-privado SysDiag, em Montpellier, na França onde trabalhou no Projeto Europeu BasysBio. Realizou ainda pós-doutorado (Programa Conhecimento Novo) no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e também na Universidade do Texas em Austin onde trabalhou com análise de repertório de anticorpos. Atua nas áreas de toxinologia, biologia estrutural e computacional (estrutura e função de proteínas), no desenho e síntese de peptídeos voltados ao diagnóstico e terapia, na modelagem de vias metabólicas e geração de sistemas artificias (biologia sintética e dos sistemas) e no entendimento da resposta imune humoral através do sequenciamento de repertório de anticorpos de indivíduos vacinados e infectados por flavivírus e por outros vetores de doenças negligenciadas brasileiras. É fundadora do primeiro biohackerspace no Brasil e valoriza a transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão. é este item? 

Débora de Oliveira Lopes

Belo Horizonte - MG

Possui graduação em Ciências Biológicas (UFMG/2001), Mestrado em Bioquímica e Biologia molecular (UFMG/2003) e Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular (UFMG/2007), onde desenvolveu projetos relacionados com Reparo do DNA, expressão e purificação de proteínas recombinantes. Realizou Pos doutoramento como pesquisadora DTI-2 na UFMG na area de Imunologia e Bioinformática (UFMG-2008) e Pesquisadora Senior da Capes na area de Reparo de DNA, Biologia celular e molecular e metabolismo (University of Surrey- 2017). Atualmente e professora Associada I da Universidade Federal de Sao Joao Del Rei, credenciada nos programas de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas e da Saude, onde foi vice-coordenadora por 4 anos (2011-2015). Atuais linhas de pesquisa: 1) Produção de uma vacina racional multi-epitopo contra a esquistossomose, 2) Estudo do Reparo do DNA de Corynebacterium pseudotuberculosis e seu envolvimento com na patologia e virulencia do organismo.

Armando de Menezes Neto

Recife - PE

Biólogo, Bacharel em BIoquímica e Imunologia do curso de Ciências Biológicas da UFMG (2005), Mestre (2006-2008) e Doutor (2008-2012) em Ciências da Saúde pelo Instituto René Rachou (IRR-FIOCRUZ). Realizou estágio pós-Doutoral no Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) no grupo do Dr. Hernando del Portillo (2013-2015), onde iniciou pesquisas com vesículas extracelulares (VEs). De 2015 a 2016, foi pós-Doutor vinculado do grupo do Dr. Rodrigo Soares, pesquisador do Instituto René Rachou (IRR-FIOCRUZ), trabalhando com exoglicobiologia de tripanossomatídeos. Atualmente, é bolsista do programa de desenvolvimento científico regional (DCR-FACEPE) no Instituto Aggeu Magalhães (IAM-FIOCRUZ), no grupo do Dr. Rafael França, desenvolvendo projeto de pesquisa com VEs no contexto das arboviroses humanas. Tem experiência com biologia celular e molecular, biologia computacional e proteômica. Sua pesquisa se dedica à compreensão do papel das vesículas extracelulares na patogenia causada por infecções com arboviroses, especialmente o vírus Zika. É membro do Grupo Espanhol de Inovação e Pesquisa em Vesículas Extracelulares (GEIVEX).

Please reload

bottom of page